Tire dúvidas rápidas com nosso FAQ
FAQ usuário / colaborador
Um usuário é um login, o qual terá acesso ao SGT. O Perfil de Usuário determina quais funcionalidades estarão disponíveis para determinado usuário. Ele é cadastrado e está lotado no âmbito do Departamento Regional – DR; cada usuário terá visualização e permissão específica, de acordo com suas permissões e tipo de perfil, essa visualização será sempre de informações de todo o DR.
O colaborador é a pessoa que está lotada em uma unidade específica, designada no momento da criação do cadastro de colaborador. Ele terá acesso a funcionalidades como criar atendimento, realizar apropriação de receita e produção; desde que esteja de acordo com suas competências, que também serão adicionadas no momento do seu cadastro ou posteriormente conforme a necessidade. O nível de visualização será unidade operacional – UO, tendo acesso apenas às informações da unidade a qual pertence. Em suma, o colaborador é um funcionário de uma determinada unidade.
- Para realizar o cadastro de um novo usuário, é necessário entrar em contato com o administrador do seu regional, informar nome completo e e -mail. As visualizações e permissões que serão disponibilizadas para cada usuário ficarão a cargo do administrador, que designará de acordo com a sua função.
- Para realizar o cadastro de um novo colaborador, é necessário entrar em contato com o coordenador da unidade ou com o administrador do regional e informar os seguintes dados: nome completo, CPF, e-mail, telefone, unidade, formação e função.
A principal diferença entre um colaborador e um usuário está no nível de visualização das informações no sistema; enquanto o colaborador tem acesso apenas as informações da unidade na qual está lotado, o usuário tem acesso as informações de todo o regional, todas as unidades. Ademais, de acordo com a regra de negócio, os colaboradores são perfis executores, operacionais, enquanto os usuários são perfis do Departamento Regional, geralmente responsáveis pela gestão das informações de todo o DR.
FAQ RECEITA
Fluxo para apropriação de receita: acessar a tela de receita (menu lateral do SGT) > pesquisar pelo atendimento (ID, Nº, etc) > Clicar no botão “Apropriar receita” > inserir o valor que deseja apropriar > clicar no botão “Salvar”.
Para alterar a receita apropriada, você deverá abrir um chamado solicitando o ajuste ao Suporte. O Suporte só poderá atender à solicitação para atendimento do mês vigente ou de até um mês anterior, nesse último, desde que a solicitação seja realizada até dois dias antes do prazo final para o envio da Carga SI.
A receita deve ser lançada dentro do mês de referência. Se houver dificuldades que impeçam de apropriar dentro do mês, a apropriação pode ser realizada pelo próprio usuário, no módulo receita, até o dia 07 do mês seguinte. Após essa data, deverá solicitar ao Suporte, através da abertura de chamado, a modificação de data com a devida justificativa.
FAQ PRODUÇÃO
O lançamento de produção pode ser realizado acessando as telas de Produção Individual ou Produção em grupo que se encontram no menu lateral.
Realize a busca do atendimento (ID, Nº, etc) > clique no atendimento desejado para abrir a tela de apropriação > insira o valor da produção no campo correspondente > clicar no botão “Salvar Produção”.
A produção apropriada pode ser ajustada pelo próprio usuário para os ajustes do mês vigente. Acesse a tela de produção em grupo > realize a busca do atendimento (ID, Nº, etc) > clique no atendimento desejado para abrir a tela de apropriação > clique no botão histórico (disponível ao lado da produção que deseja alterar) > Altere para o valor desejado e salve as alterações.
FAQ Atendimento
Seguem abaixo os status existentes no SGT e o que representa cada um deles:
- Em prospecção rascunho: é o primeiro status de um atendimento. Após a criação de um atendimento, ele fica no status rascunho, o qual é possível edição das informações. Nesse status só há opção de alterar o status para o status arquivado, no caso de não querer mais prosseguir com o atendimento, ou de alterar para o status em prospecção (negociação) o que acontece automaticamente após o registro da proposta.
- Arquivado: quando o colaborador não tiver mais interesse em seguir com o atendimento que foi criado e se encontra no status rascunho.
- Em prospecção negociação: atendimento no qual a proposta foi criada e enviada para análise do cliente. O atendimento muda para esse status, automaticamente, após o registro da proposta.
- Aceito/Contratado: o colaborador deve acessar o atendimento, alterar o status para aceito/contratado e salvar as alterações quando tiver o aceite da proposta por parte de seu cliente.
- Proposta recusada: o colaborador deve acessar o atendimento, alterar o status para proposta recusada e salvar as alterações quando tiver a proposta recusada por parte de seu cliente.
- Aceito/Em execução: o atendimento mudará automaticamente para esse status no momento que for apropriada a primeira produção ou receita. A data de execução representa a data em que a primeira apropriação foi realizada.
- Cancelado: o colaborador deve acessar o atendimento, alterar o status para cancelado e salvar as alterações caso haja desistência de prosseguir com o atendimento.
- Concluído: o colaborador deve acessar o atendimento, alterar o status para concluído e salvar as alterações após ter realizado todas as apropriações, de acordo com a produção e receita previstas.
É preciso primeiramente ter o contrato assinado com a empresa e em seguida cadastrá-la no SGT. O código do atendimento contendo o contrato assinado deve ser enviado na solicitação de cadastro da empresa.
As unidades operacionais (UO) são todas as unidades SENAI que estão espalhadas por todo o estado, em todos os estados da Federação.
O Departamento Regional (DR) é órgão responsável por gerir todas as unidades SENAI em determinado estado. Cada estado da Federação possui seu próprio DR.
Para cadastrar uma nova unidade SENAI no SGT, é necessário o código OBA (um código de controle do DN). Para solicitar o código OBA da unidade, é preciso entrar em contato com a UNIGEST. Após esse procedimento, o administrador do DR pode realizar o cadastro da unidade no SGT ou abrir um chamado solicitando o cadastro ao Suporte SGT.
FAQ SI
A Solução Integradora (SI) é um sistema responsável por receber os dados dos atendimentos que são enviados mensalmente pelo SGT. A SI tem a função de integrar e processar esses dados, proporcionando uma visão unificada e centralizada das informações dos atendimentos.
A carga é um arquivo que contém todas as informações dos atendimentos em execução ou que sofreram qualquer tipo de alteração durante o mês de referência. Mensalmente, é necessário enviar a carga do SGT para SI.
A carga contém os seguintes tipos de atendimentos:
Atendimentos com status “Aceito/Contratado”
Atendimentos com status “Aceito/Em Execução”
Atendimentos com status “Concluído”
Atendimentos com status “Cancelado”
Esses são os tipos de atendimentos são enviados para o sistema de integração (SI) através do método de carga.
Caso haja algum problema ou ausência de informação em um determinado atendimento da carga, podem surgir críticas, que podem ser classificadas como impeditivas ou não impeditivas. As críticas não impeditivas servem apenas como alerta sobre informações ausentes ou inconsistentes no atendimento, mas não impedem o envio da carga para o SI. Por outro lado, as críticas impeditivas são problemas que precisam ser resolvidos ou corrigidos obrigatoriamente, caso contrário, a carga não poderá ser enviada para o SI. Quando ocorre uma crítica, é possível fazer o download do arquivo de crítica, no qual estará descrito o problema ocorrido para cada atendimento.